top of page

PAIR- PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO

imagem certa 1.jpg

O nosso sistema auditivo é dividido entre as orelhas externa, média e interna. O som é captado na orelha externa pelo pavilhão auricular, percorre pelo conduto auditivo externo e chega até a membrana timpânica fazendo-a vibrar. A orelha média é uma cavidade preenchida de ar e possui três ossículos: martelo, bigorna e estribo, que vibram e amplificam o som. Quando o som chega na orelha interna ocorre a sua passagem pela cóclea que levará o estímulo até o nervo vestibulococlear e então será processado pelo cérebro. 

PAIR significa Perda Auditiva Induzida por Ruído. Ruído é um som desagradável, um sinal acústico que por certo tempo e em uma intensidade elevada gera uma perda de audição, ou seja, a exposição ao ruído excessivo lesiona as células ciliadas do órgão de Corti, provocando perda gradativa e irreversível da audição.

Como acontece a PAIR?

          Todo ruído que se é exposto vai causando perda de célula ciliada, e isso é normal de acontecer no dia a dia. Essa situação se agrava quando se é exposto a um ruído ocupacional, por exemplo.  

          Outras formas de se expor ao ruído são as festas com músicas altas, uso excessivo de fone de ouvido, associar o uso do fone de ouvido em um transporte como o metrô ou ônibus, etc. 

imagem certa 5.jpg
imagem certa 2.jpg

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?

                O sujeito apresenta dificuldades para identificar sons agudos, como por exemplo, apitos, campainhas, telefone, etc. A deficiência se torna abrangente e compromete frequências da zona de conversação, causando danos ao reconhecimento da fala. 

             O zumbido é outra manifestação encontrada, podendo ser descrito como ilusão auditiva, sendo que há o evento, mesmo na falta de ação vibratória ou mecânica na orelha. É um sintoma que causa grande desconforto, o tratamento é considerado complexo e, dependendo da gravidade, pode ocasionar exclusão do convívio social.

Referências:  

CUNHA, A. P. da.; CÔRTES, D. A.; FERREIRA, G. R.; PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO OCUPACIONAL. Revista Multidisciplinar, vol. 16. Jan-Dez 2019.  

DIAS, Adriano et al. Associação entre perda auditiva induzida pelo ruído e zumbidos. Cadernos de Saúde Pública, v. 22, p. 63-68, 2006. 

bottom of page