top of page

O CAMINHO DO SOM

PROCESSAMENTO AUDITIVO

Luana Borges

Você se lembra dos tópicos anteriores, quando se dizia a respeito das estruturas do ouvido que são divididas em porções? Então, além disso, existe outra parte do caminho que o som percorre que é muito importante. 

Essa parte é tão importante, que mesmo se a pessoa tiver todas aquelas três porções em bom estado e essa com menor defeito que seja, ela não conseguirá interpretar o som que acabou de ouvir, e isso, vai deixar mais difícil algumas atividades do dia a dia, como, por exemplo, entender o quê o professor diz na aula.

O som precisa passar por algumas estações para ser realmente ouvido e entendido. Tudo começa na orelha externa, média e interna, como já foi muito bem explicado; e, a partir daí o som passa por vias, as quais chamamos de vias auditivas.

Mas agora a pergunta que não quer calar: o que é esse processamento auditivo? Alguns estudiosos definem como "processos que se sucedem no tempo, que permitem que o indivíduo realize uma análise metacognitiva dos eventos sonoros" (PEREIRA, 1997), ou seja, é todo o processo que vai desde a orelha externa até o córtex auditivo e que nos proporcionam algumas habilidades auditivas, como detecção, sensação, discriminação, localização reconhecimento, compreensão, memória auditiva e atenção seletiva.

Cada estrutura apresentada na Figura 1 tem função específica e relevante importância para que o som seja entendido.

Resumindo! Processamento auditivo é todo o caminho que o som faz (isso inclui as vias auditivas!), até chegar ao córtex auditivo, nos permitindo assim ouví-lo e compreendê-lo. Esse processo nos traz habilidades muito importantes para tarefas simples do nosso dia a dia e também para atividades difíceis.

Se tiver algum prejuízo em alguma das estações trará consequências ruins, mas isso discutiremos nos próximos capítulos.

FIGURA 1. Da cóclea até o córtex auditivo

© 2016-2017 por Luana Borges.

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • Google+ Clean
bottom of page