
Evellyn de Jesus
CINCO DICAS FENOMENAIS
DICA NÚMERO UM - A UMIDADE
Devemos evitar excesso de água na região da orelha externa (conduto auditivo), seja no banho, na praia ou na piscina, porque o acúmulo de umidade atrai bactérias e pode provocar infecções e inflamações (otites), comprometendo o bom funcionamento da audição.



DICA NÚMERO DOIS - O EXCESSO DE LIMPEZA
É bem estranho e perigoso: colocar grampos, tampa de caneta, chave de carro ou de casa dentro do conduto auditivo para retirar a cera ou até mesmo coçar, pode machucar a pele e retirar a proteção da orelha (cera). Isso também serve para o cotonete! Isso pode machucar.
Você deve saber que a cera é um material produzido pelo ouvido para proteção e para promover a umidade do ouvido. Quando o ouvido produz muita cera, ele mesmo a expulsa. Apenas a área externa da orelha deve ser limpa com a ponta de uma toalha enrolada no dedo. O cotonete, quando inserido dentro do conduto auditivo, empurra a cera para dentro do ouvido, formando um paredão de cera que pressiona o tímpano e impede a passagem do som para dentro da orelha, prejudicando o funcionamento do ouvido, pois o indivíduo não entende o que foi dito, além de poder causar um trauma e perfurar o tímpano.
DICA NÚMERO TRÊS - IMPORTÂNCIA DA HIGIENE NASAL
Se importe e procure sempre cuidar do nariz, hidratando-o com soro na época da seca, evitando alergias e congestionamento nasal, não utilizando medicamentos no nariz sem orientação médica, para que ele funcione adequadamente. Desta maneira estará cuidando da parte média do ouvido, a parte responsável por equilibrar o ar da atmosfera com o ar da região através de uma estrutura chamada tuba auditiva, lembra dela?!
DICA NÚMERO QUATRO - EVITAR SONS ALTOS DEMAIS
Sabia que as pessoas que trabalham ou frequentam ambientes ruidosos (shows, aeroportos, locais em construção), utilizam fone de ouvido com o volume no máximo correm maior riscode adquirir uma perda auditiva? Pois então, fique atento! Afaste-se de sons altos e, se não tiver jeito de se distanciar, use o protetor auditivo.


DICA NÚMERO CINCO - IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO
Não utilize drogas, cafeína em excesso, álcool, cigarro, porque eles alteram principalmente a parte da orelha interna responsável pelo equilíbrio. A cafeína estimula a agitação das células ciliadas que estão presentes na cóclea e que são responsáveis por levar o som captado pelas estruturas da orelha externa até o cérebro. O colesterol também é prejudicial.
Você sabia que quando estamos viajando e passamos por um local de montanhas, ou quando o avião está decolando, sentimos uma pressão no ouvido na qual só melhora quando engolimos, bocejamos ou mastigamos algo. Isso é possível porque quando bocejamos, mastigamos ou engolimos, a tuba auditiva se abre, permitindo a entrada de ar para dentro da orelha média equalizando o ar. Quando estamos resfriados ou com o nariz entupido, isso não acontece. O ar dentro da orelha média fica negativo, permitindo com que as secreções do nariz se desloquem para a orelha média, causando uma infecção (otite média).
Nas crianças, a tuba auditiva é mais curta e horizontal em relação ao nariz e a orelha média, facilitando o acúmulo de secreção na orelha média e a presença de infecções também. Conforme elas crescem, a tuba auditiva se torna mais longa e vertical, protegendo melhor a orelha média.

Tuba Auditiva Criança x Adulto

Dica número dois

Dica número três